sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Talent lança estudo sobre universitários da Classe C

Segundo levantamento, são mais de 2 milhões de novos alunos no ensino superior
A equipe de mídia da Talent, liderada por Paulo Stephan, diretor-geral da área na agência, acaba de lançar o novo estudo da série Talent Trends, coleção que analisa os hábitos e tendências de consumo dos brasileiros. O assunto abordado desta vez são os universitários vindos da Classe C e o impacto de sua entrada ao ensino superior no Brasil.
Segundo o estudo, são mais de 2 milhões de novos alunos nas universidades, sendo que 70% deles ingressaram no ensino superior quatro anos depois de formados no Ensino Médio. Nos últimos seis anos, o número de matriculados subiu 46%. No geral, esse público gasta, em média, R$ 200 por mês no cartão de crédito; 54% consome bebidas alcoólicas e 75% frequentam restaurantes.
“O que mais chamou a minha atenção foi ver a mudança de perspectiva da garotada. Enquanto, em 2000, 65% deles acreditavam que estariam melhor no futuro, esse índice passa a 94% em 2009. Isso faz uma grande diferença, pois uma pessoa que acredita que será melhor no futuro, passa a criar a sua história de maneira a perseguir o final feliz. É o que precisamos para o nosso país”, afirma Stephan.
Os fatores que ajudaram a aumentar o número estudantes da Classe C no ensino superior, segundo o estudo, são os programas de financiamento estudantil (Prouni e Fies) e a competitividade provocada pela consolidação do mercado, forçando a redução do tíquete médio das mensalidades de R$ 860 em 1996 para R$ 467 em 2009.
A pesquisa ainda destaca que no Brasil, possuir um diploma superior causa um aumento salarial de 171% na renda média do indivíduo.

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